quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Serra da Mesa

Lago Serra da Mesa







O Lago Serra da Mesa, localizado no norte de estado de Goiás é o quinto maior do Brasil e o primeiro em volume de água, sendo o segundo maior lago artificial do mundo. Abastecido principalmente pelos rios Maranhão e Tocantins, banha as cidades de Campinaçu, Campinorte, Colinas do Sul, Minaçu, Niquelândia e Uruaçu. No lago também funciona a Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa. Desde a década de 1990 o lago, que tem potencial turístico imenso, tem sido grande fonte de renda para a região. Aproximando-se a temporada de carnaval, a migração de turistas de todos os cantos do Brasil para aproveitar os festejos chama atenção e aquece a economia local. A região é montanhosa, com picos de até 1400 metros de altura, o que confere uma paisagem deslumbrante e única. Conheça as principais festas e atrações nas cidades ao redor do Mar dos Goianos.




Um dos carnavais mais tradicionais do norte goiano é o de Minaçu. A festa é realizada às margens do lago, na Praia do Sol, que foi construída quando o Lago de Cana Brava avançou e margeou a cidade. O público jovem, apaixonados por uma boa festa, regada a requinte procura como destino a cidade de Minaçu. Os dias de festa na cidade fazem jus ao que se propõe a ser o Carnaval. Uma pena que nos últimos anos a festa tão tradicional tem perdido força. Em 2015, a festa que era gratuita, passou a ser cobrada – o público não compareceu. No dia seguinte a Prefeitura mandou que os portões fossem abertos ao público.



A cidade histórica do norte goiano, a antiga São José do Alto Tocantins, que teve grande importância para o Estado durante o ciclo do ouro, e hoje é polo de mineração de níquel, atualmente não oferece carnaval de rua, apesar de já ter tido um dos melhores carnavais de Goiás. Mas isso diminui o potencial turístico para esta época do ano. Recebe turistas principalmente de Brasília, interessados justamente no sossego que os campings à beira do lago oferece. A cidade também é forte na pesca esportiva, atraindo pessoas de todos os cantos de Brasil, curiosos em apreciar a beleza do Tucunaré Azul, típico da cidade. Passeios com jetsky, banana boat, canoas e lanchas são a diversão não só dos turistas, mas também dos niquelandenses que preferem curtir os dias de feriado no “quintal” de casa. A Estância Corujinha, uma das pousadas mais conhecidas na cidade é uma ótima opção para quem não tem destino certo à beira do lago, pois dispõe de chalés que oferecem um conforto mínimo para os dias de estadia na cidade.



Os moradores da pequena cidade de Uruaçu levam uma vida pacata, tipicamente interiorana… Até a chegada do Carnaval. A cidade de menos de 40 mil habitantes se transforma numa verdadeira Salvador Goiana, chegando a atrair cerca de 100 mil turistas durante a temporada de Carnaval. Atualmente tem sido um dos melhores carnavais de rua do estado. Durante o dia, a Praia Generosa, localizada às margens do lago, é o ponto de encontro dos foliões. Músicas animadas, bares, vendedores ambulantes, gente de todo lugar, todos em clima de festa, agitam as tardes na praia. Quando a noite cai, o destino é a Avenida Transbrasiliana, onde é montada uma mega estrutura pela Secretaria Municipal de Turismo. 





Fonte: DM

Nenhum comentário:

Postar um comentário